sábado, 8 de maio de 2010

Girassol: símbolo e ideal verde

por Rubens Caldeira Monteiro
PV Mariana, MG (23ago2007)

Procurava entender porque o girassol é o símbolo mundial dos “verdes”. Tive bastante dificuldade para ter essa pergunta respondida, mas encontrei esse texto postado anteriormente e o verti para o português para torná-lo mais acessível para nós tantos brasileiros. Contudo, quero aproveitar para acrescentar algumas impressões pessoais sobre o significado que podemos tirar desse símbolo.

Vamos relembrar um pouco das nossas aulas de biologia... Antes de tudo, o girassol não é uma flor, como bem coloca o texto. O girassol é um capítulo, ou seja, uma inflorescência caracterizada por ter de uma a duas mil flores inseridas num receptáculo discóide ou arredondado protegido por brácteas. Brácteas? Sim, brácteas são folhas modificadas que protegem a inflorescência ainda no estado de botão. Então, as “pétalas” que conferem a cor amarelo brilhante ao girassol não são pétalas, mas folhas. Os valores, os princípios e a coerência do Partido Verde são as “pétalas” desse girassol, pois é o que nos atrai à primeira vista e assim, como polinizadores, os filiados, podemos colher o pólen das flores que lhe brotam e levar a tantos outros que já carregam em si o gérmen “verde” esperando a fecundação de tantos ideais. No entanto, pesquisadores já verificaram que os danos às “pétalas” do girassol as tornam menos atrativas aos seus polinizadores. Quando todas essas “pétalas” são removidas do girassol, a visitação das abelhas diminui em 90% . Podemos assim supor que os danos causados a esses valores, pela improbidade administrativa de membros eleitos que assumem cargo público, denúncias tantas, corrupção e descaso arranhariam severamente a imagem que goza hoje o partido. Acho que é por isso mesmo que quando busquei membros do partido para minha filiação, a primeira coisa que me recomendaram é que eu lesse o Estatuto, o Programa, os 12 Valores e a história do Partido Verde brasileiro. Na verdade, já havia lido, e até essa postura crítica foi o que mais me atraiu, mas fiquei muito contente por ver que este não é um partido que busca inchar um auditório em uma convenção para definição dos candidatos que irão disputar as eleições ou para se gabar de extensa lista de filiados junto ao tribunal eleitoral, mas possui critérios sérios na filiação de cada membro.

Continuando nessas observações florais, o girassol é também uma inflorescência do tipo composta, pois apresenta flores diferentes na periferia e no interior do disco. E isso é também uma feliz “coincidência”, pois uma das bandeiras erguidas pelo Partido Verde é a diversidade, o multiculturalismo, a alteridade, isto é, o reconhecimento e valorização dessa diferença que soma. Logo na primeira reunião em que estive presente foi me colocado muito claramente pelo secretário de organização da Comissão Executiva Municipal que ali podemos expressar livremente nossas opiniões e discordar do ponto de vista do outro, mas percebi que isso é possível mesmo porque se trabalha muito harmonicamente com o princípio dos 3 sensos: primeiramente o bom senso pela argumentação racional; depois o consenso, quando uma das partes se mostra mais flexível e aceita outra decisão pela ponderação dos riscos, ameaças, oportunidades e benefícios levantados; e, por fim, o dissenso, que é aceitação do outro pela deliberação da maioria. É toda essa abertura para a democracia participativa que interessa.

Ao mesmo tempo em que pode haver essas divergências filosóficas, é muito clara a unidade existente no partido ,desde as esferas no âmbito municipal até nacional e global dos “verdes”. Sinto-me respeitado e valorizado pelos outros amigos e esses 12 Valores do Partido Verde, que expressam base sólida para a construção de uma Sociedade Sustentável. Aliás, será mera coincidência o fato de uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh ser exatamente Doze girassóis numa jarra? Talvez seja, mas é estranho verificar que especialistas afirmem que essa é fase que Van Gogh “descobre" o sentido da cor e da luz, e é neste período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor", contrastando um sucesso e reconhecimento tão grandes com a vida simples da vida que o autor levava, à margem da sociedade.

Ainda nessas digressões biológicas, o girassol, que tem por nome científico Helianthus annuus L., é uma planta anual arbustiva da família das asteráceas, com um caule que pode atingir até 3 metros de altura e é notável por “olhar” para o Sol, comportamento conhecido por heliotropismo. Heliotropismo é o movimento de plantas ou animais sésseis, ou de alguns dos seus órgãos em direção a ao Sol; é um tipo de fototropismo, resposta de um organismo a uma fonte de luz. O Sol é a fonte de toda a vida na Terra, exceto talvez pelos seres vivos quimiossintetizantes que vivem nas profundezas dos oceanos. Conta um mito grego que certa moça chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus-sol Apolo e sem poder alcançá-lo, observava-o cruzar o céu; após nove dias, ela foi transformada em um girassol. É isso então... o nosso olhar para o Sol, fonte criadora de vida, no mesmo número nove da gestação, e a sublime identificação com sua luz, nos faz seres buscadores de seus atributos pela autoconstrução no tempo, nos inspirando e brotando em nós o impulso pela perfeição.

É uma planta originária do sudoeste do México que foi domesticada por volta do ano 1000 a.C. e utilizada por índios americanos associada a outros vegetais como fonte de alimento. A sua domesticação por populações tradicionais ressalta o conhecimento e o valor do saber popular. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. Sua origem no “Novo Mundo” e viagem para Europa e Ásia no século XVI, primeiramente como planta ornamental, pode representar enriquecimento da biodiversidade e novas florações para o “Velho Continente”.

A rusticidade da planta e seu caráter de anual mostram o caráter firme e assertivo com que as pessoas abraçam os ideais do Partido Verde, permitindo suportar solo hostil e períodos de secas inclementes. Seu cultivo não requer maquinário ou técnica de manejo especializados, o que demonstra que é um bem comum aberto a quem quiser plantas de suas sementes, como o Partido Verde, democrático por natureza, longe de ser um movimento restrito a oligarquias e elites; apesar de haver aqueles que buscam criar novos cultivares pela manipulação genética e distorção de seus valores para auferir benefícios econômicos pelo monopólio. Contudo, ainda que rústico, o girassol cultivado em solo fértil, sem estresse hídrico, com cuidado pela vida, produz ainda mais frutos. Também o Partido Verde entende que a formação técnica, a especialização associada à experiência, com a adoção de tecnologias produtivas simples e inovadoras, conduz a resultados mais satisfatórios e por isso acredita que quem deve assumir cargos no poder público, mesmo no quadro administrativo, é aquele com perfil técnico condizente com a função que irá exercer.

Sua raiz pivotante e seu rápido crescimento vegetativo promovem considerável reciclagem de nutrientes, buscando matéria sem vida nas entranhas da terra e nos cimos dos céus para elaborar seiva por dinâmico movimento e gerar vida, sendo inclusive indicado para adubação verde, rotação de cultura e podendo ser utilizado para alimentação animal. Suas longas hastes podem ser deixadas no campo para conservação do solo e controle de espécies espontâneas , suas folhas para ensilagem e suas flores podem produzir de 20 a 40 kg de puro mel por hectare plantado, mas o principal benefício que obtemos do girassol são suas sementes.

A grande importância da cultura do girassol hoje no mundo se deve à excelente qualidade do óleo comestível e à produtividade que se lhe extrai das sementes. O óleo de girassol responde por 13% da produção mundial de óleo de origem vegetal e é o que tem maior potencial para uso na produção de biodiesel . O girassol é um fabuloso transformador da energia solar em energia bioquímica acumulada na forma de óleo em suas sementes e o biodiesel parece despontar nesse novo século como uma importante fonte de energia alternativa ao uso de combustíveis fósseis e medida mitigadora do impacto causado pela excessiva liberação de CO2, aumento do aquecimento global e suas conseqüências climáticas extremas... Uma alternativa, é esse o ponto! O Partido Verde é alternativa viável para um processo de construção de um modelo de Sociedade Sustentável. Obviamente para o girassol ser base para uma política de biodiesel é necessário investimento no longo prazo em pesquisa de sementes, tecnologia de plantio e logística de distribuição para ampliar a escala de produção, mas é importante frisar que a solução passa pela diversificação de produção para evitar a dependência de uma única fonte de matéria-prima para o biodiesel e a criação de uma paisagem com grandes latifúndios de girassol e cana em todo meio rural brasileiro. Assim, o PV também tem um longo tempo de maturação, numa sólida história com debates e embates, mas de pequenas e consistentes conquistas.

O texto se refere ao número de Fibonacci, que expressa um padrão natural de “empacotamento ótimo” das sementes; não importando qual o tamanho do capítulo, as sementes são sempre do mesmo tamanho, não criando uma concentração maior no centro e dispersão nas bordas. Mas o que significa esse ótimo? Para o girassol significa a retenção máxima da exposição de cada semente ao sol, chuva e polinizadores. Para mim é o princípio da igualdade verdadeira, que era o que eu procurava. Não uma igualdade ilusória de assumirmos que todos somos iguais, apesar de sermos todos simples e ignorantes na origem dada pelo Supremo Criador do Universo, mas pela igualdade de oportunidades e possibilidades que temos por direito.

Despeço-me deixando um lindo campo de girassóis para que eles nos lembrem de nossas semelhanças e diferenças. É na diferença que eu cresço, pois na igualdade somente me fortaleço. A lição mais bela que já tive e o lema que trago na vida e deito nessas linhas me foi dado por um sábio e velho negro: UNIÃO SEM FUSÃO E DISTINÇÃO SEM SEPARAÇÃO.

Um comentário:

  1. Muito interessante, gostei muito da definição do símbolo do pv, isso só vem afirmar que era o procurava, me identifico muito com todas essas definições do pv.

    ResponderExcluir