sábado, 8 de maio de 2010

Simbolismo do Girassol

Fatos de girassol e como eles se relacionam ao Partido Verde
por Janet Jordan

Texto original disponível em http://www.wagreens.us/pdfs/EverGreenVoice_march2005.pdf

tradução livre por Rubens Caldeira Monteiro
PV Mariana, MG - 17 de agosto de 2007

Os girassóis se tornaram símbolo de um mundo livre de armas nucleares. Depois da Ucrânia desativar sua última ogiva nuclear, ministros da defesa dos EUA, Rússia e Ucrânia encontraram-se no dia 4 de junho de 1996 numa base de míssil ucraniana desativada. Eles celebraram esse desarmamento bélico semeando e plantando girassóis. O ex-secretário de defesa estadunidense William Perry disse: “Girassóis em vez de projéteis na terra asseguram paz para gerações futuras.”

O girassol representa as pessoas humildes dos Estados Unidos – e do mundo. O girassol é uma planta nativa em todo o continente americano. Prospera mesmo sem cultivo, embora tenha sido cultivado como alimento durante mais de 3.000 anos. É uma planta rústica que sobrevive em condições adversas como seca por meio de uma profunda raiz pivotante.

Como as pessoas fortes, comuns do mundo, o girassol sobrevive aos momentos mais difíceis por meio de uma estreita conexão com a fonte de vida. Mas o girassol não é somente rústico, é também virtuoso.

Enquanto todas as flores produzem sementes, o girassol é incomum na quantidade de sementes que produz e no seu valor nutricional. A inflorescência é uma bandeja vasta oferecendo benefícios que podem ser usados por todos os seres vivos.

A composição de sua semente é de aproximadamente 50% de óleo – o óleo é necessário no corpo humano para propósitos reguladores (sistemas nervoso e vascular, por exemplo). Assim, o girassol é um símbolo de saúde para um partido que aspira o governo. Além disso, o tipo de óleo produzido pelos girassóis vai ajudar e não interferir de forma danosa no funcionando do coração humano.

As sementes de girassol provêem proteína para construir músculos e uma quantia pequena de carboidrato. O carboidrato é o combustível necessário para as atividades humanas; como um partido, nós precisamos de suficiente energia para fazer nosso trabalho, mas também tomamos o cuidado de não armazená-la em excesso, na forma de “gordura”. As sementes de girassol também contêm fibras para a “limpeza contínua” do sistema humano – em termos do Partido Verde, evoca uma continua revisão de nossas ações.

E como o girassol se adapta à vida? A característica mais notável do comportamento do girassol é o heliotropismo – a habilidade da inflorescência seguir o movimento do Sol. Nós podemos imaginar isto dizendo: o sol é a fonte de vida para todas as criaturas; eu me centrarei nisto. Os partidos verdes tentam da mesma forma focar no que é essencial.

Organizando-se, a inflorescência projeta mais unidade que na verdade tem. Ela se parece como uma flor e age como uma flor, mas não é uma flor. Por outro lado, é um agregado de uma a duas mil minúsculas flores individuais. Cada uma das sementes é uma germinação e frutificação independente, enquanto as “pétalas” exteriores são brácteas estéreis. As sementes são muito bem organizadas: dois padrões espirais podem ser traçados em cada inflorescência, um que vai para a direita e um outro para a esquerda. As sementes nestas espirais são numeradas em perfeitas seqüências de Fibonacci.

Assim podemos nos perguntar os membros do Partido Verde são semelhantemente ordenados nesses graus e se agem coerentemente como estas sementes. Observando o Partido Verde em ação, nós diríamos que não, nossos filiados não mantêm essa ordem. As “pétalas” exteriores fazem um bom trabalho de representar nossos filiados. Na realidade, isto funciona melhor: cada um se oferece para ser notado, afirmando seu direito a seu próprio espaço e sua própria forma. A diversidade dessas “pétalas” é o que confere ao girassol seu talento.

As sementes no centro, então, seriam um armazém para tudo que nós temos de valor. Felizmente, o Partido Verde tem de fato identificado seus valores, e não só os tem identificado, mas os organizou para mostrar como eles se aplicam às escolhas que defrontamos. Nós entendemos nosso sistema de valores como algo que durará além de nossos egos individuais, algo que pode regenerar nossa unidade de propósito depois da colheita dos indivíduos que passaram.

Assim o girassol traz sentido ao Partido Verde novamente. As “pétalas” exteriores vêem e vão, mas nos anunciam muito claramente o caminho, e um armazém de valores permanece ao longo dos anos, mantendo seu potencial nos momentos mais difíceis, brotando em ação quando é o tempo certo.

Com sua ostensiva exibição de cores vibrantes contrapondo o azul celeste, os girassóis nos inspiram a todos. Eles não pedem para subjugar quem quer que seja, eles apenas nos oferecem o seu próprio valor. Seja como nós! eles dizem. A partir dessa postura vem a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário